Confira, abaixo, algumas dicas:
Pelagem:
Idade
Os gatos filhotes precisam de mais cálcio e fósforo para a boa formação dos ossos, diferente dos gatos idosos nos quais o excesso de minerais pode provocar doenças renais.
É importante ficar de olho no peso de seu gato. Se ele estiver gordinho ou for castrado, ele precisa de uma alimentação preventiva contra a obesidade e o cálculo urinário e precisa, portanto, de ingerir menos gordura do que um gato de peso normal. Existem, no mercado, rações light que podem ser indicadas para gatos obesos. Entretanto, não se esqueça: consulte o veterinário para verificar se você está alimentando seu gatinho corretamente.
Ração em lata ou ração seca?
A ração em lata pode ser mais atraente para os gatos por ser mais úmida e saborosa. Entretanto, pode provocar o tártaro mais facilmente. Já a ração seca provoca menos tártaro. Importante: se seu gato é alimentado com ração seca, ele precisa de ingerir mais água.
Água
Gatos necessitam de ingerir grande quantidade de água ao longo do dia. Parte dessa água vem da alimentação dos bichinhos, enquanto, outra parte vem do próprio líquido.
Cuidados
Mantenha as tigelas dos gatos sempre higienizadas. Opte, preferencialmente, por tigelas de outros materiais que não o plástico. Mantenha um jornal embaixo das vasilhas dos gatinhos para que seja mais simples, para eles, alimentarem-se ou beberem água.