Meus Bichinhos 
Como alimentar seu gatinho.
Como alimentar seu gatinho.

Como alimentar o seu gatinho?
 


Existem muitas marcas e tipos de ração para gatos no mercado. O ideal é que você leve seu gato para uma consulta veterinária para verificar qual a alimentação indicada para ele.

Em primeiro lugar, é preciso ter, em mente, quais são as particularidades do animal em questão. Pelagem, idade e peso são alguns dos aspectos que devem ser levados em consideração quando for alimentar o seu gatinho.

 

Confira, abaixo, algumas dicas:

Pelagem:

Para os gatos de pelagem longa, é importante que a alimentação contenha mais proteína e gordura, o que deixará seus pêlos mais saudáveis, bonitos e fortes. Como todo dono de gato sabe, esses bichinhos acabam ingerindo grande quantidade de pêlo e o expele através das fezes. Todas as rações devem apresentar controle por ingredientes como polpa de beterraba branca, que funciona como fonte de fibras e faz com que o pelo seja eliminado junto com as fezes.

Idade

Os gatos filhotes precisam de mais cálcio e fósforo para a boa formação dos ossos, diferente dos gatos idosos nos quais o excesso de minerais pode provocar doenças renais.

Peso

É importante ficar de olho no peso de seu gato. Se ele estiver gordinho ou for castrado, ele precisa de uma alimentação preventiva contra a obesidade e o cálculo urinário e precisa, portanto, de ingerir menos gordura do que um gato de peso normal. Existem, no mercado, rações light que podem ser indicadas para gatos obesos. Entretanto, não se esqueça: consulte o veterinário para verificar se você está alimentando seu gatinho corretamente.

Ração em lata ou ração seca?

A ração em lata pode ser mais atraente para os gatos por ser mais úmida e saborosa. Entretanto, pode provocar o tártaro mais facilmente. Já a ração seca provoca menos tártaro. Importante: se seu gato é alimentado com ração seca, ele precisa de ingerir mais água.

Água

Gatos necessitam de ingerir grande quantidade de água ao longo do dia. Parte dessa água vem da alimentação dos bichinhos, enquanto, outra parte vem do próprio líquido.

Cuidados

Mantenha as tigelas dos gatos sempre higienizadas. Opte, preferencialmente, por tigelas de outros materiais que não o plástico. Mantenha um jornal embaixo das vasilhas dos gatinhos para que seja mais simples, para eles, alimentarem-se ou beberem água.

É possível que os gatos se alimentem, também, com a comida que comemos, porém, não é indicado que você dê esse tipo de alimentação para o seu bichinho sem consultar, antes, um veterinário deconfiança.

 
 
 
 
Translate this Page

Rating: 2.2/5 (159 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página

Curiosidades